Outra criança é internada por suspeita de meningite em Santa Maria

Outra criança é internada por suspeita de meningite em Santa Maria

Foto: Vinicius Becker, 11/09/2025

Criança está internada no Hospital Universitário.

Um aluno da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Edy Maya Bertóia, na Avenida Walter Jobim, está internado no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) com suspeita de meningite. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde, que informou que o quadro de saúde da criança é estável. 


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp 


De acordo com a prefeitura, não há registro de outros alunos da escola com sintomas, tratando-se de um caso isolado. Apesar disso, o novo caso suspeito gera preocupação, porque no dia 19 de novembro, uma criança de 4 anos morreu de meningite bacteriana em Santa Maria. Ela era aluna da Escola Municipal de Educação Infantil Zulânia de Fátima Salamoni, no Bairro Tancredo Neves.


A Secretaria de Santa de Santa Maria divulgou uma nota ao Diário com mais informações sobre o caso:

"A Prefeitura esclarece que não são repassados dados pessoais ou detalhes específicos sobre pacientes em respeito à privacidade e à ética em saúde. A criança permanece internada no Husm com suspeita de meningite, com quadro de saúde estável.

A Vigilância Epidemiológica e a Vigilância em Saúde realizaram visitas na Escola Edy Maya Bertóia, prestando todas as orientações necessárias. Em 2 de dezembro, a Vigilância Sanitária esteve presencialmente na instituição para reforçar as medidas de higiene ambiental. A criança esteve pela última vez na escola em 26 de novembro, e não há registro de outros alunos com sintomas, reforçando tratar-se de um caso isolado.

Ressalta-se que as meningites podem ser virais, bacterianas ou fúngicas e são doenças de caráter endêmico, circulando ao longo de todo o ano. Por isso, é fundamental manter o cartão vacinal atualizado, especialmente com as vacinas meningocócicas dos tipos C e ACWY, além da BCG, pneumocócica, contra a Covid-19 e contra a Influenza e a pentavalente, que protegem de doenças respiratórias que podem evoluir com complicações, incluindo quadros de meningite.

A Vigilância em Saúde segue monitorando a situação e permanece à disposição para esclarecimentos."


Homem é preso suspeito de matar o filho afogado em açude no Estado

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Com novo caso suspeito, vigilância de Santa Maria reforça alerta e orientações sobre meningite Anterior

Com novo caso suspeito, vigilância de Santa Maria reforça alerta e orientações sobre meningite

Greve pressiona atendimento em farmácias municipais; superintendente orienta uso de portal digital para solicitar medicamentos Próximo

Greve pressiona atendimento em farmácias municipais; superintendente orienta uso de portal digital para solicitar medicamentos

Saúde